domingo, 31 de maio de 2015

A ALMA APOS A MORTE

A VIDA EA MORTE rápido Qual é a causa da morte, nos Seres Orgânicos?
- A exaustão dos Órgãos.

PODE - se comparar a morte à cessação do Movimento n'uma uma máquina desarranjada?
- Sim, pois se a máquina estiver mal Montada, A SUA mola se quebra: SE. O Corpo estiver Doente, a vida se esvai  
Por qué Uma lesão do Coração Mais que um dos Outros Órgãos, causa uma morte?
- O Coração E UMA máquina de vida. Mas Não É ELE o Órgão Único em that Uma lesão causa uma morte; ELE Não É Mais do Que Uma das Engrenagens Essenciais.

Em Que se transformam uma Matéria EO Princípio vital dos Seres Orgânicos, apos a morte?
- A Matéria inerte se decompõe e vai Formar Novos Seres; Retorna o Princípio vital à massa.

Apos a morte do Orgânico ser, OS Elementos that o formaram Passam POR Novas Combinações, constituindo Novos Seres, that haurem na fonte universal o Princípio da Vida e da Atividade, absorvendo-o e assimilando-o, parágrafo Novamente o devolverem uma ESSA fonte, logotipo that deixarem de Existir.
Os Órgãos estao, Dizer POR ASSIM, impregnados de fluido vital. Esse fluido Dá a todas como contraditório fazer Organismo Uma Atividade Que lhes permite comunicarem-se Entre si, no Caso de Certas Lesões, e restabelecerem funcoes momentaneamente suspensas. Mas QUANDO OS Elementos Essenciais fazer FUNCIONAMENTO dos Órgãos were destruídos, or Profundamente Alterados, o fluido vital NÃO PODE transmitir-lhes o Movimento da Vida, EO Ser morre.
Os Órgãos reagem Mais ou Menos necessariamente uns Sobre os Outros os; E da Harmonia do Seu Conjunto that Resulta ESSA reciprocidade de Ação. QUANDO Uma causa QUALQUÉR destroi ESTA harmonia, SUAS funcoes cessam, Como o Movimento de hum Mecanismo Cujas Engrenagens Essenciais se desarranjaram; Como hum Relógio gasto cabelo USO, OU desmontado Por Um Acidente, that A Força motriz NÃO PODE Pôr em Movimento.
TEMOS Uma Imagem Mais Exata da vida e da morte num Aparelho elétrico. Esse Aparelho recebe uma Eletricidade eA conservação em estado potenciais, Como de Todos os Corpos da Natureza. Os Fenómenos Elétricos, porem, Nao se manifestam enquanto o fluido NÃO para posto em Movimento Por uma causa especial, e so ENTÃO se poderá Dizer Que o Aparelho ESTÁ vivo. Cessando a causa da Atividade, o Fenômeno cessa: o Aparelho Volta ao estado de inércia. Corpos OS Orgánicos seriam, Assim, Como Pilhas Aparelhos Elétricos OU nsa Quais Atividade fazer um fluido Produz o Fenômeno da vida: a cessação Dessa Atividade ocasiona a morte.



A ALMA APOS A MORTE
Em Que se Transforma uma alma nenhum instante da morte? - Volta a Ser Espírito, OU SEJA, retoma ao Mundo dos Espíritos, that Ela havia deixado TEMPORARIAMENTE.


A alma conserva uma SUA individualidade Apos uma morte?
- Sim, Não Perde uma jamais. O Que seria ELA, SE NÃO uma conservasse?


Como uma alma constata uma SUA individualidade, se Não Tem Mais O Corpo material?
- Tem hum fluido that LHE è proprio, that tira da atmosfera do Seu planeta e representação that uma aparencia da SUA jornal Última Encarnação: Seu perispírito .


A alma NÃO levas nada Deste Mundo? - Nada Mais que um Lembrança EO Desejo de ir Para Um Mundo Melhor. Essa Lembrança E Cheia de doçura Ou de amargor, Segundo o Emprego Que tenha dado à vida. Quanto Maïs pura para ELA, Mais compreenderá uma futilidade daquilo Que deixou na Terra.

Que Pensar da Opinião de that uma alma, apos a morte, Retorna Ao TODO universal?
- O Conjunto dos Espíritos NÃO constitui hum TODO? QUANDO ESTAS NUMA Assembléia, fazes PARTE Integrante de da MESMA, E NAO conservas obstante uma individualidade tua.


Podemos PROVA QUE ter da individualidade da alma Apos uma morte? - de: Não tendes ESTA prova Pelas Comunicações that obtendes? Se estiverdes NÃO CEGOS, vereis; e se estiverdes NÃO surdos, ouvireis; pois freqüentemente Uma voz vos fala e vos Revela uma existencia de hum Ser Que ESTÁ Ao Vosso Redor.


Os that that pensam uma alma, com uma morte, Volta ao TODO errados estarão universais, se POR ISSO entendem Que ELA Perde A SUA individualidade Como Uma gota d'Agua que não caisse oceano. . Estarão certos, EntreTanto, se entenderem cabelo TODO universal o Conjunto dos Seres incorpóreos de that each alma UO Espírito e Um elemento
Sé como almas se confundissem não todo, NÃO teriam senão como qualidades do Conjunto, e nada como distinguiria Entre si; NÃO teriam Inteligência NEM qualidades Próprias. EntreTanto, em TODAS as Comunicações ELAS revelam uma Consciência fazer eu e Uma Vontade distinta. A Diversidade infinita that apresentam, soluço de Todos os Aspectos, E um CONSEQÜÊNCIA da SUA individualização. Se NÃO houvesse, apos uma morte, senão o Que se chama o Grande Todo, absorvendo Todas como individualidades, ESSE TODO seria homogéneo, e entao as Comunicações recebidas do Mundo Invisível idênticas seriam Todas. Desde Que Encontramos Seres bons e maus, Sábios e ignorantes, Felizes e desgraçados, from that há de Todos os caracteres:. Alegres e tristes, levianos e serios, etc., E evidenciados Que se Trata de Seres Distintos
A individualização AINDA se evidencia when Estes Seres Provam A SUA Identidade POR Meio de Sinais incontestáveis, de Detalhes Pessoais relativos à vida terrena, e constatados that PODEM SER; ELA NÃO PODE Ser posta em Dúvida when they se manifestam POR Meio das Aparições. A individualidade da alma foi teoricamente ensinada Como hum Artigo de fé, mas o Espiritismo uma Torna patente e, de Certa Maneira, material. (As Teorias Psicológicas, metapsíquicas e Outras, Sobre as Aparições São hipóteses Pessoais e parciais, that NÃO abrangem a totalidade dos Fatos e bastaria ISSO parágrafo PROVAR SUA uma fragilidade e insustentabilidade Científicas. (N. do T.))


Em that SENTIDO se desen entendre a vida eterna? - E a vida do Espírito Que É eterna: a fazer Corpo e transitória, Passageira. QUANDO O Corpo morre, uma alma Retorna à vida eterna.

Mais de: Não seria Exato Chamar vida eterna um dos Espíritos puros, that as Tendo atingido de o Grau de Perfeição, Não Tem MAIS Provas a sofrer? - Essa E a felicidade eterna. Mas Tudo Isto E UMA Questão de Palavras: chamai como Coisas Como quiserdes, from that vos entendais .



Separação DA ALMA E DO ​​CORPO ? A Separação da alma e do Corpo e dolorosa - de: Não; O Corpo, freqüentemente, sofre Mais Durante a vida que no momento da morte; Neste, um Sente alma nada. Os sofrimentos Que as vezes se Provam nenhum momento da morte São hum prazer PARA O Espírito, Que Vê Chegar O Fim do Seu Exílio.
Na morte natural, Que se Verifica cabelo esgotamento da Vitalidade Orgânica, em CONSEQÜÊNCIA da Idade, o homem Deixa a vida sem o perceber: é Uma Lâmpada Que se apaga POR falta de Energia.

Como se opera uma Separação da Alma e do Corpo? - Desligando-se OS liames that um retinham, ELA se desprende.


A Separação se Verifica instantaneamente, n'uma Transição brusca? Há Uma Linha divisoria Bem Marcada between a vida morte ea? - de: Não; a alma se desprende gradualmente e NÃO escapa Como hum Pássaro Cativo Que fosse libertado. Os Dois Estados se tocam e se confundem, de Maneira Que o Espírito se desprende Pouco a Pouco SEUS dos liames; Estes se Soltam e NÃO se rompem.


Durante a vida, o Espírito ESTÁ Ligado Ao Corpo cabelo Seu Envoltório material de UO perispírito; a Morte e APENAS um Destruição do Corpo, e NÃO Desse Envoltório, Que se separa do Corpo when cessa a vida Orgânica. A Observação prova que no instante da morte o desprendimento do Espírito NÃO se completa subitamente; ELE se gradualmente ópera, com lentidão Variável, SEGUNDO OS indivíduos. Para uns E Bastante Rápido e PODE Dizer-se Que o momento da morte E TAMBÉM o da Libertação, Que Se Confirmar APOS logotipo. Noutros, porem, Sobretudo naqueles cuja vida foi Toda o material e sensual, o desprendimento E MUITO MAIS demorado, e dura as vezes Alguns dias, e Semanas Até MESMO meses, O Que Nao implica a existencia não Corpo de nenhuma Vitalidade, NEM uma possibilidade de retorno à vida, mas um simples Persistência de Afinidade Uma between O Corpo EO Espírito, Afinidade Que ESTÁ sempre na Razão da preponderância that, Durante a vida, o Espírito deu à Matéria. E lógico admitir Que Quanto Mais o Espírito estiver identificado com a Matéria, Mais sofrerá parágrafo separar-se dela. Por Lado Outro, uma Atividade intelectual e moral eA Elevação Dos Pensamentos operam hum Começo de desprendimento, MESMO Durante a vida corpórea, e when uma morte Chega E Quase Instantânea. Este è o resultado dos Estudos efetuados Sobre os indivíduos observados no momento da morte. Essas OBSERVAÇÕES AINDA Provam Que um Afinidade Que persiste, em Alguns indivíduos, Entre uma alma EO Corpo, e As vezes Muito penosa, Porque o Espírito PODE experimentar o horror da decomposição. Este Caso E excepcional e peculiar a certos gêneros de morte, verificando-se em Alguns suicidas.


A Separação definitiva Entre uma alma EO Corpo PODE VerificAR-se as antes da cessação completa da Vida Orgânica? -Na agonia, como vezes, uma alma Já deixou o Corpo, Nada que MAIS TEM fazer that a vida Orgânica. O homem Não Tem Mais Consciência de si MESMO, e NÃO LHE AINDA obstante resta hum sopro de vida.  O Corpo e Uma máquina Que o Coração Põe em Movimento. He se mantém enquanto o Coração LHE Fizer circular o sangue Pelas Veias e, parágrafo ISSO, NÃO NECESSITA da alma.


No momento da morte uma alma TEM Às vezes Uma Aspiração OU Êxtase that LHE Faz entrever O Mundo PARA O qua regressa?
- A alma Sente, MUITAS vezes, Que se desatam OS liames that uma prendem Ao Corpo e ENTÃO OS SEUS Emprega todos esforços Pará OS desligar de Uma Vez. Já parcialmente Separada da Matéria, ve o futuro desenrolar-se ante Ela e goza POR antecipação do Estado de Espírito.

O Exemplo da larva that Primeiro se arrasta Pela terra, DEPOIS se fecha na crisálida, n'uma morte aparente, parágrafo renascer n'uma existencia Brilhante, PODE dar -nos Uma Idéia da vida terrena, SEGUIDA POR fazer túmulo e Fim de Uma nova existencia? - Uma pálida Idéia. A E boa Imagem, mas necessary E NÃO Toma-la Ao Pé da Letra, como sempre fazeis.


Que sensação experimenta a alma nenhum momento em Que se reconhece no Mundo dos Espíritos?
- Depende. Se fizeste o mal com o Desejo de faze-lo, Estaras, nenhum momento Primeiro, envergonhado de o haver Feito. Para o justo, E MUITO diferente: ele se Sente aliviado de hum grande peso, Porque NÃO receia Nenhum Olhar perquiridor.


O Espírito Encontra imediatamente aqueles Que conheceu na Terra e that morreram pingos DELE?
- Sim, Segundo uma afeição Que tenham mantido reciprocamente. Quase sempre o ELES VEM Receber na SUA Volta ao Mundo dos Espíritos EO ajudam a libertar-se das FAIXAS da Matéria. Vê um also that muitos havia perdido de vista Durante a Passagem Pela Terra; Vê OS Que estao na erraticidade, Bem Como OS Que se encontram encarnados, that vai Visitar.


Na morte violenta OU Acidental, QUANDO OS Órgãos AINDA NÃO se debilitaram Pela Idade Pelas OU Doenças, uma Separação da alma eA cessação da vida se verificam simultaneamente? - Geralmente é Assim; mas, em todos OS Casos, o instante that OS separa E MUITO Curto.


Apos uma decapitação, Por Exemplo, o homem conserva POR Alguns instantes a Consciência de si MESMO?
- Freqüentemente ELE uma POR conservação Alguns Minutos, comeu Que vida se extinga Orgânica de Uma Vez. Mas MUITAS vezes uma Preocupação da morte LHE Faz Perder um Consciência pingos fazer instante que suplicio.


NÃO SE Trata, aquí, senão da Consciência that o supliciado PODE ter de si MESMO Como homem, Meio por do Corpo, e NÃO Como Espírito. Se NÃO Perdeu ESSA Consciência pingos fazer suplicio, ELE PoDE Alguns POR Conserva-la instantes, mas de Duração Muito Curta, eA Perde necessariamente com a vida Orgânica do Cérebro. ISSO NÃO Quer Dizer Que o perispírito esteja inteiramente Desligado do Corpo, mas, cabelo contrario pois em todos OS Casos de morte violenta, Quando ESTA NÃO resultada da extinção gradual das Forças Vitais, OS liames Que unem o Corpo Ao perispírito São Mais tenazes, EO desprendimento completo e Mais lento.
A Quantidade de fluido vital Não É um MESMA em Todos Os Seres Orgânicos: varia Segundo Espécies como e Não É constante no individuo MESMO, NEM nsa Vários indivíduos de Uma MESMA especie. Há OS Que estao, POR ASSIM Dizer, saturado de fluido vital, enquanto os Outros possuem o APENAS em Quantidade Suficiente. E POR ISSO that uns São Mais Ativos, Mais enérgicos e, de Certa Maneira, de vida superabundamente.
A Quantidade de fluido vital se esgota. PODE tornar-se incapaz de entreter a vida, se NÃO para Renovada Pela Absorção e assimilação de substancias Que o Contém. O fluido vital se transmite de hum individuo uma chamada outro. Aquele Que o TEM em Maior Quantidade PODE DA-lo Ao Que Tem Menos, E em certos Casos Fazer voltar Uma vida Prestes a extinguir-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário