domingo, 31 de maio de 2015

Portugal: AINDA há Histórias de casas assombradas

A Magnífica Casa das Pedras TEM alimentado um Imaginação populares


De norte a sul do país, e ágora also Pela internet, OS mitos Sobre fantasmas continuam a Alimentar um Imaginação popular.

Portugal ESTÁ assombrado e Não É Pela entrada do FMI, cabelo Menos um avaliar Pelas Histórias de "Estranhos eventos" que povoam a internet, referindo-se a antigaz casas de Norte a Sul do País.
Alguns relatos São capazes de provocar Pelé de galinha, Outros São APENAS Dignos de hum rol de gargalhadas, mas Dão Que Fazer a muitos, Que chegam a organizar excursões ("Investigações" Vulgo) Para atestar a veracidade dos 'Factos'.
Mas afinal, that Outra Coisa seria de Esperar de Um país rico em História, mitos, lendas e hum povo Que Será sempre romântico inveterado?
O Mais populares mitos urbanos Desses Será TALVEZ Aquele Que versa Sobre a Casa das Pedras, um Palácio de Traçado medieval debruçado Sobre o Mar, na Parede, concelho de Cascais.
Diz-se - em Conversas Ao Serao, na escola, em fóruns e blogues - Que se Passam "Coisas Estranhas" na mansão.
Que por la se veem Espectros de Vultos, Luzes acesas A Noite, Janelas uma Bater. Que ninguem Quer comprar um, pois ESTÁ assombrada. E Já se sabe that uma História, when contada, corre de boca em boca com perna longa e rédea solta.
Histórias como, Fernanda Benedita Azevedo Gomes, atual proprietaria e residente da Casa das Pedras, ali nascida e Criada há 91 anos, Bem viva de alma e Coração e sem QUALQUÉR Memória de assombrações POR Aquelas bandas, encolhe ombros OS, esperando TALVEZ that da Próxima Que vez assomar à Janela, SEJA dia solarengo OU Noite nebulosa, Não confundam com hum um fantasma ...
Magra, alta, de Longos Cabelos brancos e Olhos Azuis pousados ​​no mar, Fernanda Lembra a História da Casa de Veraneio da Família, mandada Construir em 1903 cabelo avô, o capitão-de-fragata Manuel de Azevedo Gomes.
"O meu avô, that tinha Nascido nenhuma Pico (Açores) e era da Marinha, era um homem apaixonado Totalmente cabelo mar, de tal forma that this Mandou Construir Casa Com Pedras, Seixos e Rochas da costa here MESMO à frente. Era Como se ELE quisesse trazer o mar parágrafo Dentro de casa ", RecordA com uma pousada Mão na porta de vitral.

FORÇAS NATURAIS

Para Cumprir o Desejo do Capitão, o arquitecto italiano Nicola Bigaglia desenhou-a com hum Corpo arredondado that desembocava no mar (na altura existia um NÃO avenida Marginal), com ameias e merlões, Como OS Antigos castelos Medievais, escondendo hum frondoso e imenso jardim de Inverno do nas Traseiras, ágora Praticamente votado Ao abandono.
Na casa de Veraneio, recolheram-se na Velhice VARIAS Gerações da Família Azevedo Gomes, Como uma Avó de Fernanda, D. Alice Hensler, that ali viveu Quase Até AOS 100 anos, or o Seu pai, Mário de Azevedo Gomes, O Que porventura Explica o facto das gentes da Parede Pouco conhecerem dos SEUS habitantes.
Fernanda SABE Que um Vizinhança Acredita Que a casa ESTÁ assombrada. "São Histórias ...", suspira um Ancia, ombros OS encolhendo, enquanto de o CAO - Calçada de Seu nome - Abana a cauda de um SEUS pes, ladrando Bem alto um Vivos e Mortos.
"Nunca vi por aqui nada de assombrado, Nunca aconteceram Coisas Estranhas. Na Família, todos adoramos ESTA Casa, cujos Únicos Problemas that were enfrentou tremores de terra e tempestades vindas do mar that chegavam a arrancar como Árvores do Jardim.
Quem NÃO Gösta nada de Ouvir FALAR dessas Coisas E o meu Irmão ", referindo-se a João Paulo, nonagenário also, com quem de Partilha ágora um Enorme mansão com Mais de Uma Dezena de assoalhadas, Onde faltam APENAS OS netos e Os Filhos Que Nunca Teve como Encher parágrafo.
Majestosa e misteriosa, uma ESTÁ from Casa das Pedras 1.997 classificada Como Património Arquitectónico de Nível 1.

Exotismo E Preconceito

NÃO Muito longe dali, em São João do Estoril, Ergue-se Outra das Mais SINGULARES Construções da Linha de Cascais, conhecida Como o 'Castelinho', e qua Ao were atribuídas Otras Tantas Histórias de arrepiar.
José Castelo Branco terá tentado comprar a casa, mas desistiu DEPOIS de ter Tido Uma Visão de Uma menina à beira do Precipício Que Quase impeliu o marchand uma saltar. TAMBEM A Família de Lili Caneças se interessou Pela Aquisição, mas desistiu DEPOIS de Ouvir OS boatos.
A figura do jet-set da Voz AOS ditos populares: "Dizia-se that aparecia o fantasma de Uma Menina Uma Verdade e that uma Casa e lindíssima e Hoje térios insistido Para Que a minha familia a tivesse adquirido.", Garante.
Segundo a Câmara Municipal de Cascais, a fama de assombrada PODE provir do contágio de hum o drama ocorrido NUMA MORADIA A 260 metros de um poente, Junto ao mar, Onde hum casal that aí morava OU, cabelo Menos, nenhum Plano Verão Férias Lá passava, Perdeu Uma filha cega Que Caiu das arribas.
Em Memória Um Filha, ofereceram uma moradia à Santa Casa da Misericórdia, that um usou Como Instituição de Apoio à CEGOS Até há cerca de 10 años. Mas dos actuais habitantes fazer "Castelinho" Não Há Queixas de fantasmas NEM assombrações.
O Sociólogo e etnólogo Moisés Espírito Santo TEM explicação boatos parágrafo OS Ligados Ao sobrenatural that correm de boca em boca e acabam POR Ganhar proporções "Enormes", MESMO that atentem contra Todas quanto Razões da lógica.
"Uma das OriginalIdade Construções, Aliada Ao exotismo das Pessoas Que nelas habitam, acabam POR induzir este tipo de Sentimento, Que se aproveita do medo, dos preconceitos e fazer desconhecimento da Realidade", justifica.
Opinião semelhante E Partilhada cabelo padre António Fontes, Responsável cabelo Congresso de Medicina Popular de Vilar de Perdizes, ELE PROPRIO residente NUMA Casa assombrada. "É Tudo fruto do analfabetismo, do obscurantismo e da ignorancia. Os espíritos se manifestam NÃO NAS casas. Da Minha Casa diziam o MESMO. Agora that um Comprei e transformei num hotel dizem Que Os Fantasmas" foram-se embora Porque o padre benzeu Aquilo ". Eu e Os Hóspedes Nunca nsa queixámos ... Pelo contrario, o demos boas gargalhadas à JÁ Conta das Histórias", Conta o padre.

FANTASMAS NA INTERNET

Desengane-se also that Quem PENSA Estes mitos São PROPRIOS de Lugares Pequenos. No centro de Lisboa, na Rua Barata Salgueiro, há quem de jure uma Pés juntos that Bem ali não Número 21, paredes-Meias com o Hotel Tivoli eA Cinemateca Portuguesa, há Uma Casa assombrada. Pelo Menos Que é Isso se le nenhum fórum da internet Portugal Paranormal ( www.portugalparanormal.com ).
Com centenas de seguidores, abundam NAS Mensagens com um REFERÊNCIAS casas assombradas, de Norte a Sul do País.
Por la encontram-se fotos do interior da casa da Barata Salgueiro - Cujo interior foi Alvo de UMAs das such Investigações dos Membros do fórum - onde o autor demonstra Até um SUA TESE assombrada com hum clarão na Imagem that justifica Como Sendo hum orbe (Espírito ), alem de referir "a Diferença de Temperaturas nsa Corredores" e os "Ruídos Estranhos".
Forista Outro, Que trabalha NAS imediações, acrescenta OS barulhos eA Visão de Vultos A Noite, avistados do Seu posto de trabalho.
Quem Quer Ouvir NÃO NEM FALAR de tal Coisa E uma Junta de Freguesia do Coração de Jesus, embora a tesoureira sua, Maria Alice Morgadinho - Depois de Uma gorda gargalhada -, La ACABE POR confessar que "MESMO assombrado" não se importariam de Ficar com o Edifício Para lá Instalar o Centro de Saúde da zona, that "Está em Risco de fechar POR falta de Espaço".
O Prédio, devoluto, um Pertence Uma Entidade Bancária e TEM Já delineado projecto de Recuperação.

Queridos FANTASMAS

Se a uns como Histórias de casas assombradas provocam insónias, um Outros Os Fantasmas Fazem parte da Família.
A escritora Ana Maria Magalhães peias Não Tem EM Lembrar que "como Casas Antigas da Família estao povoadas de fantasmas".
Como Aquela Casa ali para OS Lados de Salvaterra de Magos, assombrada cabelo Velho avô Ramalho. "Reuníamo-nsa Lá MUITAS vezes e Pelos Vistos o avô Ramalho NÃO Gostava de noitadas, Porque La Para As Quatro da manhã como Luzes começavam a apagar-se. Inicialmente pensava-se that seria QUALQUÉR Uma falha de Energia ... Até ao dia in that VIMOS o interruptor uma mexer Sozinho. Até houve Quem quisesse saltar Pela Janela, apavorado ", Lembra uma escritora com um Sorriso.
Embora NÃO goste de se alongar Sobre o tema, tambem uma actriz Maria do Céu Guerra RecordA com ternura uma infância vivida NUMA Casa assombrada:. "Já foi há muitos ano Precisamente Mas POR ter Sido Uma Experiência vivida na infância foi algo fantástico e que nada Teve de aterrador. Mas há fantasmas Por aí muitos, e Até assombram certos Ministérios ... ", com Remata Mais ironia fazer that Mistério.

SINTRA: A VILA PREFERIDA DOS FANTASMAS

O peso histórico, um e Ate O clima melancólico tornam Sintra Pará naturais Paisagem locais lendas e efabulações populares.
Um lendas Como um de Zaida, Aparece que no Meio da serra à Noite Tentando salvar o Seu de amor, Ou da bela moura assassinada do Palácio Nacional de Sintra, juntam-se Histórias de rituais de magia e maçonaria parágrafo adensar superstições.
Alguns há anos, o vídeo de hum Jovem aspirante a realizador Tornou-se hum dos Mais Vistos fazer YouTube POR Contar uma História do 'fantasma de Sintra ", com Três adolescentes Como protagonistas e Ao jeito de' Blair Witch Project '.
Desde ENTÃO, a estrada Que liga a vila Ao Convento dos Capuchos Passou um medo metros Ao susto, dizendo-se that that há casas desaparecem à frente dos Mais atentos.
Sem Banzão (Colares), fala-se de Uma Casa assombrada, embora o presidente da Junta desconheça tal Situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário